quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EJA ENCONTRA: AVENTURA, AÇÃO, INFORMAÇÃO, DESAFIO NA BIBLIOTECA

É com muita satisfação que apresentamos este trabalho a vocês alunos, que, certamente, devem estar felizes em poder fazer parte desse projeto de incentivo a leitura, visita e uso da biblioteca da escola, principalmente pelas turmas do 9º e 8º da EJA, onde observamos uma resistência quanto a retirada e manuseio de livros para leitura.


Tal trabalho foi desenvolvido e colocado em prática porque acreditamos que a leitura promove um aprendizado significativo que ajudarão aos alunos a compreender melhor o mundo em que vivem e atuar de forma crítica, reflexiva e inovadora.

O trabalho foi desenvolvido em três partes:

1º Visita dos alunos à biblioteca, onde vários livros com temas e gêneros diferentes estavam espalhados sobre as mesas para que eles pudessem observar e discutir sobre os assuntos neles apresentados.

2º Leitura e fichamento do livro escolhidos pelos grupos

3º “Contadores de Histórias” Após a leitura dos livros pelos grupos, eles contaram sobre o livro lido e análise dos mesmos, como: autor, editora, ano de lançamento, gênero literário, discurso, personagens principais e secundários, ápice da história, tempo cronológico e psicológico, por que escolheram tal livro? O que é preciso para escrever um bom livro? Debate entre os grupos e outros assuntos.

Foi uma experiência muito satisfatória, pois foi visível o interesse e o desempenho dos alunos, que assim, poderão visitar a página da escola onde o trabalho foi colocado a visitação dos próprios alunos e suas experiências serão escritas por eles mesmos. Segue abaixo relação dos livros escolhidos.

O DIA EM QUE A TERRA PAROU
AVIDA É PRA VALER
UMA NOITE MUITO ESTRANHA
SUCESSO: EU VOU CHEGAR LÁ...
IRMÃO É TUDO IGUAL.
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO
COMPRAR OU NÃO COMPRAR?
ESSA TAL TIMIDEZ
MEDEIA-O AMOR LOUCO
GENTE NOVA NO PEDAÇO...

O trabalho foi desenvolvido com a parceria dos professores : Humberto, de Língua Portuguesa e Marceline da biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário